Venda de lentes de contato sem acompanhamento especializado

Desde de que F. E. Muller confeccionou a primeira lente de contato em 1887, a adaptação de lentes de contato evoluiu e se diversificou até os dias atuais. As lentes de contato atuais são capazes de corrigir os mais diversos graus desde a miopia e a hipermetropia até o astigmatismo. Há ainda as lentes de contato para correção visual em casos de ceratocone, as lentes de contato terapêuticas para casos de doenças ou traumas da córnea e as lentes coloridas para mudança na tonalidade de cor dos olhos que podem também corrigir determinados tipos de grau.

Além do grau, há outros fatores que interferem na escolha da lente de contato mais adequada para cada paciente. Cada lente possui um grau específico, uma curva base própria e um diâmetro mais adequado a cada paciente. Além disso as lentes variam de acordo com o índice de permeabilidade ao oxigênio e, de acordo com este fator, podem ser usadas por períodos mais ou menos prolongados. A porcentagem de hidratação também varia de lente para lente e esse parâmetro irá depender do tipo de lágrima do paciente. Portanto as lentes de contato podem ser de vários tipos: rígidas ou gelatinosas, descartáveis ou não, com grande variação quanto ao grau, diâmetro, curva base, índice de permeabilidade ao oxigênio e porcentagem de hidratação.

Diante do que foi exposto acima (algo, de certa forma, complicado) como podemos imaginar que alguém sem formação médica, sem especialização em oftalmologia e sem experiência com a adaptação de lentes de contato possa se propôr a adaptar lentes de contato. A adaptação de lentes de contato por não oftalmologistas, além de ser perigosa à saúde ocular da população, é um ato ilegal e deve ser fiscalizado e punido pelo poder público.

Desta forma, a população deve evitar fazer a adaptação de lentes de contato sem acompanhamento do médico oftalmologista, pois somente este é capaz de definir qual a melhor lente para o seu problema e é capaz de identificar precocemente qualquer complicação em relação ao uso das lentes de contato. As pessoas não devem se iludir com a venda de lentes por preços mais baratos que os cobrados por especialistas uma vez que estes não são vendedores de lentes de contato e sim profissionais treinados e habilitados a realizar este procedimento médico que é a adaptação de lentes de contato. Este procedimento inclui, além, obviamente, das lentes de contato, os exames pré-adaptação, as orientações quanto ao manuseio e higiene das lentes de contato e o acompanhamento pós adaptação.